As dez competências para ensinar – Perrenoud

Philippe Perrenoud
Dez Novas Competências para Ensinar
Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora, 2000.

Obra originalmente publicada sob o título
Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage
Paris, ESF, 1999.

O oficio de professor está se transformando : trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem…

Este livro privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e continuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar em equipe ; 6) participar da administração da escola ; 7) informar e envolver os pais ; 8) utilizar novas tecnologias ; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão ; 10) administrar a própria formação continua.

Pode-se utilizar este livro como um referencial coerente orientado para o futuro, um guia destinado àqueles que procuram compreender para onde se encaminha o ofício de professor.

ISBN 85-7307-637-2

Sumário

Introdução : Novas competências profissionais para ensinar

1. Organizar e dirigir situaçôes de aprendizagem

Conhecer, para determinada disciplina, os conteùdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem

Trabalhar a partir das representações dos alunos

Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem

Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas

Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento

2. Administrar a progressão das aprendizagens

Conceber e administrar situaçôes-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos

Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino

Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem

Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa

Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão

Rumo a ciclos de aprendizagem

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação

Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma

Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto

Fomecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades

Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo

Uma dupla construção

4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho

Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação

Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos

Oferecer atividades opcionais de formação

Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno

5. Trabalhar em equipe

Elaborar um projeto em equipe, representações comuns

Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões

Formar e renovar uma equipe pedagógica

Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais

Administrar crises ou conflitos interpessoais

6. Participar da administração da escola

Elaborar, negociar um projeto da instituição

Administrar os recursos da escola

Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros

Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos

Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem

7. Informar e envolver os pais

Dirigir reuniões de informação e de debate

Fazer entrevistas

Envolver os pais na construção dos saberes

” Enrolar “

8. Utilizar novas tecnologias

A informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino ?

Utilizar editores de texto

Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino

Comunicar-se à distância por meio da telemática

Utilizar as ferramentas multimídia no ensino

Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão

Prevenir a violência na escola e fora dela

Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais

Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta

Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula

Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça

Dilemas e competências

10. Administrar sua própria formação continua

Saber explicitar as próprias práticas

Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua

Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede)

Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo

Acolher a formação dos colegas e participar dela

Ser agente do sistema de formação continua

Conclusão : A caminho de uma nova profissão ?

Um exercício estranho

Duas profissões em uma ?

Profissionalizar-se sozinho ?

Livros e artigos de Philippe Perrenoud em português

 


 

LIFE

Coordinatrice : Monica Gather Thurler

Site Internet : http://www.unige.ch/fapse/life

Courriel : life@pse.unige.ch

About these ads
Esse post foi publicado em Resenha de livros e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para As dez competências para ensinar – Perrenoud

  1. Vamos refletir sobre o exercício da nossa “nova” profissão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s